FÉ INTELIGENTE

QUARESMA: TEMPO DE RENOVAÇÃO
“Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação....”


É com alegria que estamos entrando no tempo da Quaresma. Tempo em que somos convidados a reviver em nós a Páscoa de Cristo, a passagem para uma nova vida. Deus passa em nossa vida e nos transforma, nos renova, nos faz com que sejamos cada vez mais a imagem e semelhança de seu Filho Jesus. Mas esta passagem não é mágica. É um processo. Um processo lento e gradual de renovação e amadurecimento da vida cristã. Isso realizamos ao longo de toda a vida, mas de maneira especial, esse processo, é vivenciado e celebrado na Quaresma. Tempo que nos damos para avaliarmos e revermos as nossas atitudes, o nosso estilo de vida. Tempo de refletir e nos questionar: estou sendo um bom cristão? Como vivo a minha fé? Vivo os valores do perdão, da honestidade, da solidariedade e da justiça? Quaresma é tempo de renovarmos a nossa identidade cristã. Revivermos o nosso Batismo. Todos nós precisamos desse tempo. Por isso a Igreja nos oferece esses quarenta dias de quaresma.
Porque quarenta dias?
Quarenta é um número simbólico e bíblico. Em quarenta anos, Deus conduziu o povo Hebreu à terra prometida, formando com esse povo uma aliança. Em quarenta dias, Deus realizou o dilúvio: a destruição de uma série de maldades e uma nova criação. Em quarenta dias, Jesus esteve retirado no deserto, vencendo as tentações do ter, do poder e do prazer e se preparando para iniciar a sua missão. Nós também queremos e precisamos destacar quarenta dias de nosso ano para renovar nossa vida cristã.
A Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudança interior. Tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida para a gente, em nossas comunidades e na sociedade. Tempo de graça e salvação, onde nos preparamos para viver, de maneira intensa a celebração mais importante da vida cristã: a Páscoa, a vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte.
Origem da Quaresma.
A origem da Quaresma é a Páscoa. No inicio do cristianismo a noite de Páscoa era o grande momento em que se celebravam os sacramentos do Batismo, Crisma e Primeira Comunhão eucarística dos convertidos ao cristianismo. Estes faziam uma longa catequese. Mas nos últimos quarenta dias antes da Pascoa, essa catequese se intensificava com momentos fortes de celebrações na comunidade. Disso nasceu a Quaresma. Para nós este tempo também é de aprendizagem e de celebração de nossa constante busca de fidelidade ao Senhor. Assim, a caminhada quaresmal prepara a grande festa da Páscoa. Sem esta ligação, a Quaresma perde a sua força espiritual.
Que fazer na Quaresma
Como realizar essa caminhada Quaresmal? Como bem viver esse tempo? Desde muito tempo nos é proposto três práticas: a oração, o jejum e a esmola ou caridade. Três práticas que sempre fazem parte da vida cristã. Mas neste tempo somos convidados a intensifica-las. Estarmos mais atentos e nos disciplinarmos para melhor vive-las. São três práticas que melhor nos ajudam a nos relacionarmos com Deus, com nosso ser e com os irmãos.

Oração
A oração nos indica a proximidade e a relação com Deus. A Quaresma é tempo de uma mais assídua e intensa oração pessoal e comunitária, entendida como diálogo com Deus. Rezar é renovar a aliança com o Senhor. Rezar é ouvir o Senhor. É mergulhar em sua paz e nos abrir à sua graça e vontade.
Somos convidados, neste tempo, de maneira especial, participar das celebrações da comunidade. Ouvir e refletir a Palavra de Deus que vai nos conduzindo nesta caminhada de conversão e preparação à Páscoa. A Via-Sacra é uma oração própria para este tempo.

Jejum
O jejum indica a nossa relação com o nosso ser e com nossa própria vida. Jejuar é frear nossos vícios. Fortalecer as virtudes. Reeducar nossos bons hábitos cristãos. O jejum deve ser expressão de renovação interior, de autodomínio.
Jejum não significa somente abster-se de carne. Mas é abster-se de tudo o que não faz bem a mim e aos demais. O Jejum pode ser a abstinência do cigarro, da bebida, dos palavrões e ofensas, de certas manias, de desperdícios... Um ótimo jejum neste ano é evitar o desperdício de água. Cuidar de não deixar as torneiras abertas, saindo água desnecessariamente.
O jejum de alimentos também tem sentido quando nos abstemos de comer algo para oferecer a quem não tem ou tem menos que nós. Também significa nos solidarizarmos com as milhares de pessoas que não tem o que comer e vivem em condições desumanas.

Esmola
A Esmola ou a caridade indicam a nossa relação com os nossos irmãs e irmãs.
A Quaresma é tempo de um mais forte empenho de caridade para com os irmãos. É tempo de exercitar a prática do amor fraterno e da libertação do egoísmo. É tempo de tornar-nos disponíveis às necessidades dos irmãos. A oração e o jejum devem nos abrir para a caridade e solidariedade fraterna.
Dar esmola não é apenas dar dinheiro, roupa, um prato de comida, às vezes por alívio de consciência ou para livrar-se de uma importunação. Esmola é fazer-se doação aos irmãos no serviço fraterno. É nos empenhar gratuitamente em ações e meios que promovam condições de vida digna para todos. É sermos justos e lutar por justiça e equidade para todos na sociedade.

Pela oração, jejum e esmola, Deus passa em nossa vida e nos renova. Somos convidados neste tempo de quaresma a revivermos em nós o dom, a graça da Páscoa de Cristo em nós: a passagem da morte para a vida. Quaresma é tempo de renovar a nossa identidade cristã e revivermos o nosso Batismo.
Pe. Vitor Cittolin



Nenhum comentário:

Postar um comentário